Empreender e salvar vidas: os desafios do setor de saúde

Leonardo Lopes (CEO) da ToLife

As características da população têm mudado a uma velocidade cada vez mais alta. O aumento da expectativa de vida, por exemplo, representa uma perspectiva positiva em diversos aspectos, mas um novo perfil demográfico traz consigo novos hábitos e necessidades, exigindo alterações sociais, econômicas e comportamentais. Entre os desafios de uma população mais idosa, o segmento de saúde demanda esforços que envolvem a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar de toda a população, atingindo setores tanto públicos quanto privados.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos próximos 20 anos, o número de idosos irá representar quase 13% da população brasileira, ultrapassando o número de 30 milhões de pessoas. Com essa alteração na pirâmide etária, vêm também uma maior complexidade de doenças, multiplicação dos atendimentos hospitalares e aumento dos gastos com saúde.

Tudo isso representa, para o país, uma demanda urgente de soluções capazes de minimizar os desafios que a modernidade imprime. A cada dia, a situação nos hospitais e as filas nas portas de unidades de urgência e emergência mostram a necessidade de implantação de mecanismos que possam auxiliar governos, gestores e profissionais de saúde a proporcionarem atendimentos em saúde suficientes para um novo cenário social.

Perspectivas e demandas

De acordo com o IBGE, um brasileiro nascido em 2030 terá expectativa de viver 78,33 anos, quase quatro a mais do que o esperado para os dias atuais. O envelhecimento da população, atrelado a concentração nos grandes centros urbanos, torna urgentes medidas que descentralizem o atendimento em saúde, agilizando o acesso de pacientes e direcionando as demandas de acordo com a capacidade das unidades especializadas.

Com quase 300 mil estabelecimentos de saúde, sendo mais de 9 mil referentes a atendimento de urgência pelo SUS, o Governo Federal continua investindo no setor que, independentemente das condições econômicas do país, a saúde permanece como um segmento prioritário, fundamental para a qualidade de vida da população.

Pensando nisso, soluções como as desenvolvidas pela ToLife ganham um papel fundamental no paradigma de saúde que a sociedade está enfrentando. Aliando tecnologia as demandas hospitalares, a empresa criou uma solução capaz de reduzir o tempo de espera dos pacientes, por meio de protocolos de classificação de risco. Com uma plataforma completa, seus produtos e serviços auxiliam na otimização do atendimento, além de fornecerem ferramentas que facilitam a gestão de redes de saúde.

Entender as necessidades da saúde e superar seus desafios são tarefas que ultrapassam as tendências e alterações demográficas, exigindo soluções integradas e eficientes com o objetivo primordial de salvar vidas. A solução criada pela ToLife, por exemplo, já beneficiou mais de 100 milhões de pessoas, tornando-se um exemplo claro de como a tecnologia, atrelada a  força de vontade e ao esforço conjunto, é capaz de inspirar soluções voltadas para um futuro mais saudável e próspero para todos.

Compartilhe esse Post