Protocolo de Manchester – Epidemia de Dengue

Dengue

DENGUE

O aumento da detecção de focos do Aedes aegypti, associado a presença de casos provenientes de outros estados, sinaliza para o risco iminente de ocorrência de casos atuais de dengue em nosso território.

A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clí­nico, incluindo desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito.

PRESSUPOSTOS PARA O USO DO SISTEMA MANCHESTER EM CASOS DE EPIDEMIAS  RECONHECIDAS:

As epidemias são causa importante de aumento da procura pelo serviço de urgência e podem causar uma desestruturação a temporária no balanço de oferta e demanda em um serviço numa determinada região.

Frente a esse aumento de demanda que é temporário é preciso que os gestores tenham em mente que será necessário um aporte na oferta de serviços, seja na estrutura física ou na estrutura de recursos humanos.

Esse aumento de oferta pode e deve ser monitorada a partir do período de crescimento e decréscimo característica da epidemia que vai depender de uma série de fatores(modo de transmissão, sazonalidade etc.) calculáveis pelas autoridades a responsáveis. A estratégia local para o cálculo dos recursos pode ser feita a priori e modificada durante o processo da epidemia, utilizando metodologias conhecidas (ex: queer theory).

 

Compartilhe esse Post